Burn, baby, burn…

Al Nur (e outros árabes)

Eu conheço apenas três restaurante árabes: Baalbek, Lubnnan e Al Nur.
O Baalbek ganha o prêmio de melhor da Veja todo os anos, e eu juro que não entendo o motivo. O falafel é farinhento e seco, o atendimento é meia-boca (cara feia de garçon é brinde) mas as carnes são muito boas, mas assim como uma andorinha não faz verão, um espetinho não faz um restaurante.

O Lubnnan é outra categoria. Dificilmente está cheio, o ambiente tem um clima de tenda (em contraste com o clima de churrascaria do Baalbek) e o atendimento da família dona do estabelecimento é impecável. Sempre somos muito bem tratados e a comida nenhuma vez deixou a desejar. É o favorito do Seu Wagner.

Depois de muito ouvir falar (e de passar na frente quando pego o Universitária) finalmente fui comer no Al Nur. Uma amiga me falou que o falafel (que ela usa como parâmetro para avaliar restaurantes árabes) era bom , e como eu estava com uma vontade de conhecer um lugar novo acabamos indo até lá no último sábado. Cristiano e Belisa nos acompanharam na aventura, e eu estava ansioso pois era inevitável que eu comparasse com o Lubnnan, meu restaurante árabe favorito.
Chegando lá já gostei do fato do restaurante inteiro ser uma área de não-fumantes, ou seja, não existe área de fumantes. O ambiente é bem interessante, com bastante coisa retirada de demolição, mas com um ar de tenda, assim como o Lubnnan.
Os pratos servidos são exatamente os mesmos nos dois restaurantes, mas já nas entradas já deu pra ver as diferenças: as pastas de berinjela, grão de bico e ricota tem cada uma um sabor e uma textura bem definidos, enquanto que no Lubnnan elas são meio parecidas, mas igualmente saborosas.
Comi tanto que nem quis experimentar as sobremesas (na verdade nem perguntei se elas tinham algum tipo de sobremesa…) mas saí de lá totalmente satisfeito e com a impressão de que mudei minha opinião sobre qual é o melhor Árabe de Porto Alegre. Cristiano e Belisa também gostaram. Por enquanto gostaram de todos os lugares que foram com a gente, o que me deixa muito feliz.
Para quem quiser conferir por conta própria:
Baalbek
R. Dr. Timóteo , 272 – Floresta
Telefone : (051) 3222-6272

Exibir mapa ampliado
Lubnnan
Av. Cristovão Colombo , 727 – Floresta
Telefone : (051) 3226-8574

Exibir mapa ampliado
Al Nur
Av. Protásio Alves , 616 – Rio Branco
Telefone : (051) 3330-8609

Exibir mapa ampliado

3 Respostas

  1. Rebeca

    Quando nós vamos no Lubnnan, eu sempre compro umas barrinhas de gergelim, que são maravilhosas. Também experimentei as do Al Nur, mas não tem como comparar as duas – são igualmente deliciosas, cada uma a sua maneira. As do Lubnnan têm consistência de torrone, já as do Al Nur parecem aquelas balas quebra-queixo, são duras e grudam bastante nos dentes, melhor levar para comer em casa!
    A impressão que tive do Al Nur também foi muito boa, está concorrendo para ser meu restaurante árabe favorito. Tenho que ir mais vezes para confirmar. (Que desculpa!!!)

    setembro 4, 2007 às 4:15 am

  2. Eduardo

    A comida no Al Nur é muito boa, porém o atendimento é péssimo. Os garçons não são mal educados, mas estão sempre com pressa, você tem que pedir mais de duas vezes e eles não olham para os clientes. As vezes se reúnem em um canto para conversar e o cliente chamando. Considero um dos piores atendimentos de Porto Alegre, porém uma das melhores comidas. Vale o preço mas não vale os 10%. Jamais de gorjetas lá, talvez um dia eles aprendam.

    março 25, 2009 às 5:29 pm

    • guilhermeatencio

      Tens razão, Eduardo. Parece que eles estão sempre de má vontade no Al Nur.

      março 25, 2009 às 6:26 pm

Deixe um comentário

