Burn, baby, burn…

Polska!

Sim, sim, sim, meu(s) caro(s) leitore(s)!
Hoje vocês saberão mais um pouco sobre um de meus restaurantes favoritos, o POLSKA!
A comida de lá é do tipo que eu adoro: simples e consistente. A “europicidade” da comida é óbvia ululante, o que pode ser visto no uso de muita batata, nata, carne de caça e cogumelos, mas eu estou me adiantando.
A primeira (boa) impressão que se têm ao chegar no lugar é a decoração com cara de casa da Vó. Mesmo que seja verão, com temperatura de 45 graus na rua, é impossível não se sentir na Europa ou pelo menos na Serra Gaúcha. Por falar nisso, as sopas só são oferecidas durante os meses mais frios. Dito isto, vamos à comida!

polska1

Esta sopa aí de cima é a minha favorita dentre todas as opções oferecidas. É o famoso Borsch (ou no original em polonês Barszcz), um creme baseado em beterraba azeda. É um gosto adquirido, mas eu sou completamente LOUCO por esta delícia. Com um pouquinho de nata fica espetacular. Bobeei e não tirei foto da Beterraba com Raíz Forte (Cwikla).

polska2

Esta é minha segunda favorita: Centeio (Zur Na Wedlinie), que também é azeda, mas não tanto quanto a de beterraba.
Nas noites frias de inverno, me babo de saudade destas duas companheiras perfeitas para aqueles dias úmidos, cinzentos e chuvosos. Conforto instantâneo.

polska3

Começa a maratona!
Na esquerda temos Pastel Cozido de Ricota (Pierogi) e na direita Cenoura ao Mel com Kümmel. A cenoura desmancha de tão macia.

polska4

Lombo de porco e Bolinho de Batata Cozida (Knedle). O lombo é muito saboroso, macio e suculento, mas com uma “casquinha” bem cozida por fora. O knedle é recheado com ameixas e é uma combinação interessante de sabores e de texturas.

polska5

Este eu não sei o nome, mas como dá pra ver, parece um crepe. É quase isso, é mais como se fosse um “crepe frito”, recheado com carne. A massa é crocante por fora mas por dentro fica macia. Espetacular.

polska6

Aaaaaaaaaaahhh….minha perdição. Repolhada Polonesa (Bigos). Repolho, porco, linguiça e vitela com batatas. Paraíso no prato.

polska7

Panquecas com Goulasch. Mais um prato para os iniciados nos prazeres da cozinha do Império Austro-húngaro. Altamente recomendado.

polska8

Purê de maçã. Combinação perfeita para qualquer uma das carnes.

polska9

Pato ao Molho de Cogumelo. Outro exemplo emblemático. Mais uma vez, altamente recomendado. Mais uma vez, é um gosto adquirido.

polska10

Filé ao Molho Caçador, ou seja, um belo pedaço de carne com o interior vermelho, uma camada bem-cozida por fora e um molho maravilhoso de bacon e cagumelos.

Se ainda sobrar lugar no estômago, escolha entre as maravilhosas sobremesas:
Banana com chantilly e sorvete.
Brownie de nozes com calda de morando e sorvete
Pêra cozida com calda de goiaba

Uma dose de Vodka Wyborowa servida no bloco de gelo também é uma opção.

Vá, mas vá preparado para uma experiência incomum. Este banquete custa R$28 por pessoa, que eu acho um preço justo.

http://www.polska.kit.net/

Polska Restauracja
Rua João Guimarães, 377 – Porto Alegre
Fones: 3333-2589 e 3335-1175

Exibir mapa ampliado

Uma resposta

  1. klutz

    Bah… o Polska é realmente um excelente lugar pra se ir no inverno… naqueles dias bem frios. Acho que sempre ficamos na expectativa de ter um dia assim pra poder combinar uma ida… hehehehe…

    setembro 4, 2008 às 12:01 pm

Deixe um comentário

