Burn, baby, burn…

Japonês “roots”!

Seguindo uma dica do Caras e Bocas, fui conhecer o Restaurante Daimu.
A proposta é servir uma comida japonesa mais tradicional, o que pra mim é ótimo, pois pessoalmente não gosto daquelas aberrações de sashimi de manga com calda de shoyu com chocolate (juro que não estou inventando).
E o lugar não decepcionou, pelo contrário! Eu considerava o Sakura o meu japonês favorito e a única opção em Porto Alegre, pois os outros lugares estão caros demais e a qualidade geral caiu de forma assustadora. Felizmente o Daimu tem comida com altíssima qualidade por um preço razoável, além de oferecer rodízio para aqueles eventos em que você quer comer até passar mal. o que o Sakura não tem (mas que de maneira nenhuma é um demérito).

Primeiro fomos jantar lá e o serviço ala carte é muito bom, com um ambiente simples mas muito bonito.
dsc00020

Optamos por um combinado e tempura, pra ter mais variedade.

dsc00019

O tempurá estava maravilhoso, no ponto certo entre crocância externa e maciez do “recheio”.
Os sushis e sashimis fugiam dos clichês e pudemos experimentar outros tipos, o que é bom para não ficar no salmão-e-atum de sempre.
Saímos satisfeitos e decididos à experimentar o rodízio. Custou R$80 para nós dois, o que para comida japonesa é um ótimo custo-benefício, ainda mais levando em conta a qualidade da comida.

Na mesma semana, tínhamos um compromisso em Porto Alegre, a desculpa perfeita pra almoçar lá.
dsc00021

Nem toquei na salada, pois queria mesmo era comer peixe cru. E bastante! E comi. Estava tão bom que eu nem parei pra tirar muitas fotos.
O serviço foi ótimo, assim como na janta, e a comida estava espetacular. O tempura de legumes mais uma vez estava no ponto certo, mas sendo rodízio, eles eram cortados à julienne ao invés de serem mais pedaçudos como na janta. Comemos um sushi com palha de batata doce (que dá um contraste muito bom com o salgadinho do peixe) que já valeu a visita. Os pratos quentes estavam especialmente saborosos, com bolinhos, filé de anchova grelhada e o meu favorito: o yakitori.
dsc00023

Comi uns 7 destes e comeria mais se coubesse.

Recomendo fortemente.

Ah, o rodízio custa R$29,90 para os moços e R$26,90 para as moças.

Dinarte Ribeiro, 169
Moinhos de Vento
Porto Alegre / RS
Fone: (51) 3222-0038
http://www.daimu.com.br/

PS: Esqueci de falar antes sobre o shoyu. Ao chegar lá, o garçom me disse que eles usavam um shoyu de qualidade mais alta e blablabla e tenho que reconhecer que parece melhor que a média. O gosto é realmente de soja defumada, e não uma mera água com sal tingida de preto.

9 Respostas

  1. IREI

    janeiro 16, 2009 às 6:07 pm

  2. Muito boas dicas Guilherme. Pena que alguns são ruins (como o América)
    Não curto peixe cru, mas de resto como alguma coisa aqui e acolá.
    Minha mulher já é viciada. O que quero experimentar é o “Goulash”.
    Abs !

    janeiro 22, 2009 às 2:39 pm

    • guilhermeatencio

      Obrigado!
      Infelizmente a gente cai em algumas armadilhas, mas pelo menos eu me divirto escrevendo e pensando em maneiras divertidas de falar mal do lugar.
      Abraços!

      janeiro 22, 2009 às 4:55 pm

  3. Daniela

    Oi, estava vagando pela net… meio sem ter o fazer (poisa chega uma hora que parece que tu já viu tudo e ñ sabe mais o que fazer, ou procurar né? ehehehe)…
    bom… foi aí que resolvi procurar algum restaurante de sushi… mas aqui na cidade aonde moro (Canoas – RS)… resultado… ñ achei… então primeiro: Sabe se tem aqui em Canoas???… E segundo… seria minha estréia… ehehehe… pois morro de vontade de provar… acho que vou gostar… mas sei lá né… só provando pra saber… então acabei achando esse seu blog… e achei o máximo!!!… Se não for te pedir demais… poderia me dar umas dicas??? E dizer um lugar legal pra eu ir??? De preferência nada muuuito caro né!… ehehehe

    Desde já te agradeço! 😉

    Dani

    ps: Se tiver como me responder por e-mail… melhor!
    (((daniela.leal@hotmail.com)))

    janeiro 28, 2009 às 5:01 am

    • guilhermeatencio

      Resposta curta: Daimu no rodízio ou se for de noite, peça um combinado. Variedade e preço bom.
      Resposta mais elaborada por e-mail, conforme pedido. 🙂
      Sushi em Canoas? Só se for bem escondido! Hehehehehe

      janeiro 28, 2009 às 9:48 am

  4. Aeeee, show de bola!!! Moro pertinho e tava esperando alguém ir pra me dizer qualé a dele. Seguirei vossos passos 😀

    Abração

    janeiro 28, 2009 às 12:28 pm

  5. Pingback: Risoto de Pomarola « Capsaicina

  6. Pingback: Daimu | Garfada - Onívoros, uni-vos!

  7. Pingback: Daimu, mais uma vez « Capsaicina

Deixe um comentário

