Burn, baby, burn…

Bosta de cavalo frita

O restaurante Damask (um dos quatro de comida árabe que existem em Porto Alegre) era o único que ainda não havia sido visitado por mim, e depois de ler os relatos no Caras e Bocas e no Garfada fiquei muito curioso, especialmente pela avaliação feita pelo Marcelo Träsel, alegando que lá está o melhor falafel de Porto Alegre.
O restaurante tem uma fachada muitíssimo discreta, tanto que quase passei reto enquanto procurava por ele.
damask-entrada

O lugar é muito simpático, apesar de MUITO pequeno. O andar de cima tem um clima de “tenda árabe”, mas desta vez não subi pois achei que narguilés sendo fumados não combinariam com os pulmões de meu filho de dois meses. De cara, o cheiro me deixou salivando, e a simpatia do dono e de sua esposa tornaram a espera perfeitamente suportável.
Nos sentamos e pedimos 2 mixes. Ambos com falafel, tabule e pastas de beringela e grão de bico, mas um com kibe cru e o outro com carne assada e cebola (que seria o recheio do shwarma, pelo que consta no cardápio).
damask-mix-com-kibe-cru
damask-mix-com-shwarma
O tabule é um pouco molhado demais para meu gosto, mas o resto estava delicioso: as pastas tinham uma textura interessante e cada uma com seu gosto marcante. O kibe cru estava no ponto certo do tempero e o recheio do shwarma estava simplesmente espetacular. Ah, e a pimenta que é servida é muito saborosa e com uma potência considerável.
E sim, o falafel é realmente o melhor de Porto Alegre. Bem diferente da coisa preta e empaçocada (que minha mãe carinhosamente apelidou de “bosta de cavalo frita”) que é servida no Baalbek, um restaurante que eu particularmente não gosto.
Além da alta qualidade da comida, eu tive a impressão de que no Damask ela foge um pouco do padrão seguido pelos outros três restaurantes deste tipo. Enquanto os outros parecem ter pratos muito parecidos, o chef Zuhair Qumsieh (tente dizer este nome com a boca cheia de tabule) consegue dar uma identidade própria para sua comida, além de ter preços justos e um ambiente bem legal.
No geral, ainda considero o Lubnan o melhor restaurante de comida árabe de Porto Alegre pela variedade e pela praticidade da rodada árabe que permite comer até explodir (sem trocadilhos com homens-bomba), mas se quiser comer o melhor falafel da cidade ou apenas petiscar, o Damask é a melhor pedida.

Damask
Rua Sofia Veloso, 61
Cidade Baixa
Porto Alegre / RS
Fone: (51) 3026-0490
http://www.damask.com.br

Anúncios

7 Respostas

  1. Parabéns pelo filhote!

    março 19, 2009 às 6:17 pm

    • guilhermeatencio

      Muito obrigado!

      março 19, 2009 às 7:36 pm

  2. Pingback: Injustiça « Capsaicina

  3. eu em???
    bosta de cavalo frita???
    tá sei!

    fevereiro 22, 2012 às 8:26 pm

    • guilhermeatencio

      Pois é , né? Tu vê!

      junho 25, 2012 às 9:44 am

  4. milvit

    eu em quem vai comer merda de cavalo akuuuuuuu frita ainda por cima q merda aiiiiiiii

    abril 24, 2012 às 11:48 am

    • guilhermeatencio

      Democracia tem destas coisas…

      junho 25, 2012 às 9:42 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s