Burn, baby, burn…

Podem descer da montanha.

Eu fui no Okinawa.

É, aquele restaurante de comida japonesa que abriu em Canoas.

fachada
horario

O ambiente é pequeno, mas é bem bacana. Tem um certo ar oriental mas sem parecer falso.

ambiente

O sistema da casa é apenas a la carte, o que pra alguns pode ser um ponto negativo. Eu prefiro comer bem e comer menos, mas cada um sabe como gasta seu dinheiro e suas papilas gustativas.

Como era a primeira vez que íamos lá, pedimos um combinado pra ter uma idéia geral dos sushis e sashimis. De entrada, pedimos Gyoza e um Temaki de polvo.
gyoza

temaki

O temaki é simplesmente o MELHOR que já comemos. Tudo bem que foi o primeiro temaki de polvo que eu comi. Tudo bem que custa R$13 (o que acho um pouco caro), mas o polvo estava tão maravilhosamente bem preparado que acabei achando que valeu cada centavo. O delicioso crustáceo molusco é fervido e temperado com gergelim, limão e tare, e o melhor de tudo, tem polvo em TODO temaki, nada daquele truque sujo de colocar o peixe só em cima e encher o resto de arroz.

Os sushi estavam igualmente deliciosos:

sushi

Atentem para o detalhe do pepino estar inteiro ao invés de ralado. Confesso que de início pensei que era preguiça do sushiman, mas a textura ficou bem mais interessante assim do que do jeito “tradicional”. Morder a fatia e sentir a crocância do pepino contrastando com a maciez do salmão e do cream cheese é divertido, por falta de uma palavra melhor.

Pra fechar com chave de ouro, os sashimis:

sashimi

Novamente, o maravilhoso polvo estava lá, e desta vez acompanhado da lula defumadado ,   do salmão e peixe branco (que ao contrário do servido em alguns lugares mais famosos, não tinha espinhas e não parecia palmito ruim).

O combinado custa R$55, na média pra este tipo de comida.

O temaki varia de acordo com o recheio, mas achei um poucos caros, sendo todos de R$10 pra cima.

Gastamos R$90 e saímos totalmente satisfeitos e com muita vontade de voltar e comer mais.

No fim das contas, tivemos uma ÓTIMA surpresa. Hoje em dia, restaurante japonês é mato, mas restaurante japonês BOM é outra estória, e felizmente não preciso mais ir até Porto Alegre para desfrutar comida japonesa de qualidade e com preço condizente. Depois de comer, fui conversar com o pessoal da cozinha e fui muitíssimo bem recebido pelo Valmor e pela Flora (desculpem se eu errei os nomes). Acho que eles estão no caminho certo, pois durante a janta sempre havia um funcionário fazendo o possível para que tudo estivesse certo e querendo saber a nossa opinião. Espero sinceramente que o fato de sermos a única mesa ocupada tenha sido culpa do dia (uma quinta-feira à noite) e por serem um restaurante que abriu a 14 dias apenas.

Recomendo fortemente.

E não, não tinha Xis.

Okinawa Sushi
Rua Domingos Martins, 241, Centro (esquina com a Quinze de Janeiro)
Telefones: 3051-6588/9676-6780/7815-7668

10 Respostas

  1. Luciano

    Sem querer ser chato, polvo é molusco e não crustáceo.

    julho 3, 2009 às 1:39 pm

    • guilhermeatencio

      Se eu disser que era um teste vocês acreditam? Não? Peraí que vou queimar meu diploma de biólogo e já volto… 😀
      Bah, eu estava podre de sono, deu nisso. Juro que pensei “cefalópode” e saiu “crustáceo”. Escorregada feia!

      julho 3, 2009 às 6:30 pm

  2. Daniela

    Ceeeerto que vou lá conhecer!…
    E Guilherme, obrigada por lembrar e me avisar ! 😉

    julho 5, 2009 às 2:38 am

  3. tinham três pessoas na mesa. e pelo jeito, as três com muita fome porque uma delas aparece comendo em todas as fotos. eu vi, hehehehehe!!

    abração.

    julho 6, 2009 às 8:41 am

    • guilhermeatencio

      Era hora da janta! Quero só ver quando este pequeninho começar a comer comida sólida…

      julho 6, 2009 às 11:14 am

  4. oh meu, tava lendo de novo aqui e mimijei rindo com o final: e não, não tinha xis. demais!!

    abs

    julho 7, 2009 às 2:48 am

    • guilhermeatencio

      Um dia eu ainda vou fazer um levantamento da relação xis/habitante de Canoas e de Porto Alegre e comparar as duas. Tenho uma teoria de que esta proporção é mais alta em Canoas. 😀

      julho 7, 2009 às 10:31 am

  5. é como aquele conceito tão difundido por aqui também: churrascaria&sushibar. porque o que importa é ter foco né!

    julho 8, 2009 às 2:51 pm

  6. Thaís

    Já fui lá e amei! Você provou o Tempurá de Sorvete? Nooooooossa… o melhor
    que já comi e dá pra duas pessoas tranquilo!!
    Fico tão feliz que tem sushi bom em Canoas! heheh

    abril 2, 2010 às 5:23 pm

    • guilhermeatencio

      Ainda não provei o tempurá de sorvete de lá, mas na próxima vez que for comer ali eu peço.
      E eu também fico muito feliz que tenha um lugar bom como este em Canoas.

      abril 2, 2010 às 6:14 pm

Deixe um comentário

