Burn, baby, burn…

Comendo como um Magyar.

Fazendo pose
Oi, eu sou o Goku Carlo. Dia 18 meu pai e minha mãe me levaram n´A Canga. Achei estranho a gente ir lá durante a semana e ainda por cima DE NOITE. Depois eu lembrei que era o Festival de Gastronomia Húngara!
Eu acho que nunca vi aquele lugar tão cheio, mas eu tenho só 8 meses, então não dá pra levar muito em conta…
Lotado
Que tédio
Quando eu já estava entediado de babar neste cadarço, começou a movimentação na cozinha. Começaram com a Sopa de tomate com massa caseira (nem a pau eu vou colocar os nomes em húngaro. Não sei escrever nem em Português! Olhem na foto do cardápio se tiverem tanta curiosidade assim).
Sopa caseira
O molho parece bastante o do pimentão recheado, mas com bem menos páprica. Depois teve a sopa de alho:
Sopa de alho
Extremamente saborosa. Minha favorita entre as quatro alternativas. Meu pai ficou palpitando que o alho é assado antes de ser colocado na sopa. Em seguida veio a sopa de Goulash:
Sopa de goulash
Boa, mas um pouco redundante se considerarmos que depois podemos comer o próprio Goulash com mais consistência. Eu gostei bastante.
Gostei
Pra finalizar, a clássica sopa de miúdos defumados:
A clássica
Não tem o que dizer, velha conhecida que não decepciona.
Gostei MUITO
Partindo agora para pratos mais “consistentes”, tivemos o Repolho recheado com arroz e carne moída ao molho de páprica:
Repolho recheado
Confesso que a cara meio “desmaiada” não me empolgou, mas o prato é muito gostoso. A páprica é bem suave, sendo mais pronunciado o sabor do repolho. Isso acaba sendo bom pra não enjoar de tanta páprica. Na sequência, o Goulash, que já conhecemos e amamos:
Goulash
Mais uma vez, nenhuma novidade. Na verdade, achei até melhor do que da vez anterior que provei o Goulash.
Em seguida, o mais próximo que chegaríamos de uma salada: pepino com nata e repolho levedado.
Pepino
Repolho
Havia também um acompanhamento interessante: cogumelos ao molho de páprica. Combinava com praticamente tudo.
Cogumelo ao molho de páprica
Por falar em páprica, que tal mais repolho, mais molho de tomate com páprica e mais carne?
Cozido com repolho e carne
Sentiu falta do pimentão recheado?
O clássico
Junto com as tradicionais batatas fritas e galinha a milanesa, umas “almôndegas húngaras” faziam companhia para bifes igualmente empanados a milanesa.
Bolinho de carne frito
Um lombinho assado apareceu por ali, quando eu já não aguentava mais comer e ver páprica e repolho na minha frente.
Lombo de porco
Eu?
Quase tendo uma overdose de capsaicina, finalmente chegamos às sobremesas.
Quadra de sorvetes
No sentido horário: creme, chocolate, cassis e sabugueiro(?). Todos muito bons e diferentes entre si. Eu achei o de sabugueiro muito azedo e fiz cara feia. Pra fechar a comilança pantagruélica, um bolinho:
Bolos
Na verdade dois, eu sei. Papoula e nozes. No cardápio dizia que tinha uma sobremesa com chocolate, mas eu nem lembrei dela e só queria ir pra casa digerir tudo aquilo…
Além da comida, tinham duas pessoas tocando violino. Eu achei muito legal e fiquei boquiaberto vendo eles tocarem:
Iris e Ivan
Olha que legal
Antes de começar a comilança, a Carolina, filha do Sr. Karoly (fundador do restaurante), falou um pouco pra gente sobre cada prato.
Carolina
O papai ficou olhando pra ela torcendo pra mamãe não perceber, mas ela nem fica braba. Acho que ela só ficaria braba se fosse uma loirosa magricela. No fim a gente se divertiu, comeu bastante e gastou pouco. Como muita gente queria comprar ingresso e não tinha mais, vai ter outro dia 6 de Novembro. Se tu perdeu este, fica esperto! Ouvi a Carolina falar também que eles vão fazer isso todo mês, já que teve tanta gente lá.
Até a próxima aventura gastronômica!
Dupla dinâmica

15 Respostas

  1. Carlo, gostei muito do seu artigo!
    Não conheço a culinária húngara, mas deve ser boa (para quem gosta de repolho).

    setembro 22, 2009 às 7:44 pm

    • guilhermeatencio

      Obrigado!Tem que gostar mais de pprica do que de repolho, mas tem que gostar de repolho tambm.

      setembro 22, 2009 às 8:20 pm

  2. kara

    vc tirou o video q tinha ontem?

    setembro 23, 2009 às 12:51 am

    • guilhermeatencio

      Tirei sim. Os artistas que apareciam no vídeo me pediram.
      E o Festival, o que você achou, Kara?

      setembro 23, 2009 às 1:09 am

  3. kara

    Pela sua “reportagem”, deve ter sido ótimo, mas não estive lá No proximo vou ter q estar lá. Conheço o restaurante hungaro.Quais entre estes pratos que vc mais recomenda???

    setembro 23, 2009 às 2:20 pm

    • guilhermeatencio

      Se fosse montar um jantar com os pratos do festival, eu colocaria assim:-Sopa de alho -Repolho recheado -Pepino com nata -Bolo de chocolate e /ou bolo de nozes

      O pimento recheado continua sendo meu prato favorito de l, mas avaliando s os outras acho que seria esta minha escolha.

      setembro 23, 2009 às 2:27 pm

  4. Carlos

    Guilherme,

    Muito boa sua apresentação do festival e vejo pelas suas outras postagens que seu senso crítico tem sido bem aguçado. Tendo isto em vista certamente o festival passou pelo seu controle de qualidade, o que impõe uma confiabilidade ainda maior nas postagens que voce faz sobre opções gostronômicas em geral. Parabens.
    Só um toque: Aquele bolo enrolado que aparece na foto junto do de nozes é o de papoula…

    Um Abraço,

    Carlos

    setembro 24, 2009 às 6:52 pm

    • guilhermeatencio

      Oi Carlos!
      Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Se eu sempre elogio tanto a comida que é servida no restaurante “A Canga” o mérito é todo de vocês, que a tantas décadas oferecem ótima comida em um ambiente acolhedor.
      Quanto ao bolo enrolado, obrigado pelo toque.
      Gande abraço!

      setembro 24, 2009 às 7:36 pm

  5. Oi Guilherme,

    Que legal esse artigo. Teu filho é muito bonito!

    Notei que ainda não conheces nossa nova loja, aqui na Padre Chagas, mais precisamente dentro do Pátio Ivo Rizzo. Ela tá linda e tem um climão muito especial.

    Estás convidado para nos fazer uma visita. Tomara que curtas!

    Um abraço.

    setembro 30, 2009 às 9:11 pm

    • guilhermeatencio

      Olá!
      Obrigado pelos elogios.
      A loja da Padre Chagas está na minha lista de lugares pra conhecer, mas eu sempre acabo esquecendo ou indo em outro lugar. Agora, com este convite pessoal, tenho obrigação de ir lá.
      Abraço!

      setembro 30, 2009 às 11:46 pm

  6. Ótimo!

    Aguardamos teu contato então – sucosesmoothies@gmail.com

    Gde abs.

    outubro 1, 2009 às 12:04 am

  7. Que moral hein!? Recebendo convite!

    Eu só recebo ameaças no meu…

    outubro 1, 2009 às 11:39 am

    • guilhermeatencio

      E nem fazem campanha no Twitter te apoiando, n? Hehehehe

      outubro 1, 2009 às 11:59 am

  8. Esse meu afilhado é o cara… agora temos o Grande Ogro, o pequeno(?!?) Ogro e o Mini Ogro… hahahahah…

    O maior problema ao meu ver no festival foi a escolha da sexta para a realização do festival. Pra mim é bem cansativo…

    Mesmo assim espero em um próximo evento (que pelo visto ocorrerá com mais frequencia), poder marcar presença.

    outubro 8, 2009 às 10:54 pm

    • guilhermeatencio

      Eu estou longe de ser pequeno….hehehehePode ser o Grande Ogro, O Ogro e o Ogrinho. Por falar nisso, pretende ir no prximo em Novembro?

      outubro 8, 2009 às 11:20 pm

Deixe um comentário

